terça-feira, 25 de maio de 2010

Está previsto para amanhã, quarta feira, um grande evento para analisar o processo de anistia do conquistense ilustre Glauber Rocha que morreu em 1981. Comandado diretamente pelo secretário de Cultura baiano, Márcio Meirelles, a cerimônia, aberta ao público, será realizada no Teatro Vila Velha, em Salvador. No julgamento ficará definido se a família do cineasta terá ou não direito a indenização.


Glauber sofreu censura e perseguição durante a ditadura militar (1964-1985). O processo de anistia foi iniciado pela filha do cineasta, Paloma Rocha, em 17 de maio de 2006.


A Comissão de Anistia já julgou até hoje 55 mil requerimentos de anistia política (14 mil casos houve algum tipo de reparação econômica). Às vezes há apenas o pedido oficial de desculpas do Estado. 
No total, foram concedidos cerca de R$ 2,4 bilhões em indenizações. Há 11 mil processos na comissão aguardando análise em primeira instância e outros 3,5 mil pedidos de recurso. Nos últimos três anos, a comissão analisou 10 mil processos por ano.

0 comentários:

Postar um comentário

Pingue aqui seu comentário.